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A MOTIVAÇÃO NA ESCOLHA DAS CORES

AS CORES NA MOTIVAÇÃO COMERCIAL  

Como em qualquer outra engrenagem, a troca comercial precisa estar toda “afinada” para chegar ao sucesso.

Numa banda, além da afinação dos instrumentos, é necessária a motivação dos músicos.

Da mesma forma no comércio, podemos definir claramente três principais instrumentos: a empresa, o vendedor e o consumidor.

O que os une em sintonia nem sempre está claro na comunicação. Existem elementos sutis que podem atraí-los “afinadamente”, em “desajuste”, ou ainda, “repeli-los”.

A COR entra nessa sintonia como elemento sutil, simples, barato, porém, extremamente eficiente na motivação desses três elementos, mantendo afinada a comunicação entre eles – ela é elemento da linguagem não-verbal.

Como pode a COR motivar esses três elementos?

A EMPRESA

A COR a motivará à medida que proporciona uma boa e justa comunicação de mercado através de sua logomarca, de seus ambientes, dos uniformes, embalagens, etc. Dessa forma expressa seus objetivos, seleciona seu público e motiva seus funcionários.

  Empresa séria, precisa, produto confiável, madura, masculina

  Empresa dinâmica, renovação de produtos, unissex, jovial.

 

Empresa exclusivista, atraente, discreta, madura, feminina.


O VENDEDOR

A COR o motivará na direção dos objetivos da empresa pelo do bom atendimento, pelo prazer em trabalhar lá, em sua dedicação, através do ambiente de trabalho, de seu uniforme, das embalagens, etc.

 

Ambiente de prontidão e absoluta observação.  Deixa o vendedor tenso, atento e desconfiado.


 

Ambiente de descontração e fácil comunicação. Deixa o vendedor dispersivo, irrequieto e estabanado.


 

Ambiente envolvente, elegante e silencioso. Deixa o vendedor contido, porém centrado e atencioso.


O CONSUMIDOR

É atraído por identificação ou por necessidade das estimulações da cor do ambiente, da marca, dos uniformes, embalagens, etc. É selecionado imediata e inconscientemente por afinidade.

 

Atrai principalmente os audaciosos e curiosos.  Não atrai os idosos, pessoas descontraídas e inseguras.


 

Atrai pessoas empolgadas, rápidas, descontraídas e joviais.  Não atrai pessoas exigentes e meticulosas, detalhistas.


 

Atrai principalmente pessoas ousadas, elegantes e discretas. Não atrai pessoas práticas, rápidas, informais, nem crianças.


Segundo Carl Jung, grande estudioso dos símbolos e do comportamento humano, a COR é um dos estímulos mais sutis entre outros da natureza (sons, aromas, formas, sabores, etc), capaz de nos provocar sensações e reações mais rápida e profundamente que os outros.

Sendo assim, todas as cores envolvidas na engrenagem comercial precisam estar afinadas em propósitos e necessidades, pois serão o instrumento mais eficaz ao sucesso!

BETE BRANCO – Consultora de Cores.